
A implementação de um software de gestão integrada, que já era uma tendência de mercado, ganhou ainda mais relevância a partir da crise e a consequente aceleração da transformação digital nas empresas.
Nesse sentido, vale destacar que a gestão orientada a dados e automação de processos são duas tecnologias essenciais para CIOs e líderes de TI das maiores empresas do país entrevistados pela IT Mídia.
Além disso, das empresas que investiram em tecnologia em 2020, 89% implementaram sistemas e ferramentas de gestão. Para 2021, a expectativa é de que 59% dessas organizações aumentem os investimentos nessas plataformas, de acordo com a Deloitte.
No entanto, apesar de todos os benefícios promovidos pela plataforma, a falta de personalização de acordo com as características das empresas e problemas de usabilidade podem comprometer o resultado esperado com a utilização da tecnologia.
Por isso, preparamos esse conteúdo sobre o desempenho de um software de gestão integrada. Continue a leitura.
Saiba como melhorar o desempenho do software de gestão integrada
Personalize a plataforma
Um erro comum entre as empresas é não personalizar o software de gestão integrada para atender as necessidades do negócio.
Esse equívoco compromete todo o fluxo operacional, já que os processos ficam mais longos, o que reduz a produtividade e aumenta os custos da organização.
Por isso, é essencial otimizar a plataforma de acordo com as características da sua empresa e assim obter todas as vantagens e os benefícios esperados.
Capacite os colaboradores
Além disso, a partir da implementação de um novo software de gestão integrada, é importante treinar os colaboradores para a melhor utilização da ferramenta.
Cada plataforma tem suas características e particularidades, por isso, investir na capacitação para melhorar a experiência é necessário para obter maior produtividade e otimização de processos, por exemplo.
Amplie a comunicação
Outro ponto para melhorar a performance do software de gestão integrada é apoiar a comunicação entre as equipes.
Neste caso, estimular a troca de informações entre os colaboradores e até abrir novos canais de comunicação podem ser práticas importantes para utilizar a ferramenta de maneira produtiva.
Invista em softwares complementares
Existem empresas que enfrentam diversos desafios na utilização do sistema ERP, como:
- Processos lentos e improdutivos
- Gestão ineficiente
- Alto índice de retrabalho
- Baixa produtividade
Neste caso, existem plataformas complementares ao software de gestão integrada que podem revolucionar o ERP de uma empresa.
Na prática, um sistema complementar pode ajudar a personalizar a ferramenta, otimizar os fluxos operacionais, diminuir o retrabalho e melhorar a performance das equipes.
Tenha uma consultoria especializada
Por fim, trabalhar com uma consultoria especializada também pode ser fundamental para obter o máximo do ERP da sua empresa.
A ajuda profissional identifica os gargalos, mapeia todos os processos e fluxos organizacionais e propõe melhorias e soluções para que o ERP seja utilizado de maneira mais assertiva.
Além disso, uma consultoria também pode treinar os colaboradores com as melhores práticas de utilização do software de gestão integrada para obter todos os benefícios da tecnologia.
Conheça a Oficina5
Como visto, sistemas compleme/ntares e até consultoria especializada são importantes para melhorar o desempenho do software de gestão integrada.
Para isso, a Oficina5 está pronta para ajudar a sua empresa! Somos uma consultoria TOTVS* independente, especialista no ERP Protheus® e RM®, com um time de profissionais qualificados e com mais de 10 anos de experiência no mercado.
Para entregar o máximo da produtividade esperada do ERP, entregamos aos nossos clientes duas soluções, o CONNECTerp e a Consultoria Protheus®.
O CONNECTerp é uma ferramenta 100% integrada ao seu ERP, que disponibiliza algumas funcionalidades para promover a economia de recursos, eficiência operacional, integração entre equipes, clientes e fornecedores.
Já na Consultoria Protheus®, auxiliamos as empresas a resolver os principais problemas com o software de gestão integrada, por meio das seguintes etapas:
Implantação: mapeamos seus processos e operações e definimos juntos o melhor escopo de acordo com as necessidades da sua empresa.
Revitalização: identificamos e corrigimos operações obsoletas que prejudicam a produtividade das suas atividades.
Customização: desenvolvemos soluções personalizadas seguindo o padrão do ERP e as boas práticas de desenvolvimento.
Atualizações: mantemos o ERP Protheus® sempre atualizado, seja com melhorias ou correções.
Sustentação: atendimento presencial e remoto para tirar dúvidas pontuais e realizar qualquer suporte técnico necessário.
Entre em contato com os nossos especialistas e conte com a nossa expertise para revolucionar o ERP do seu negócio!
*Consultoria independente da TOTVS®. Protheus®, RM®, Fluig e TOTVS são marcas registradas pertencentes à TOTVS S/A