
Uma das tarefas mais difíceis para os gestores é tornar todas as atividades fiscais e financeiras mais práticas. Para facilitar esse processo, foi criado o e-Social, plataforma que serve para otimizar até mesmo as empresas que já utilizam o Sistema TOTVS Protheus®.
Desenvolvida pelo Governo Federal, essa inovação simplifica a realização de tarefas de setores como os Recursos Humanos, a Contabilidade e a área jurídica, desde seu lançamento, em 2014.
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A ideia inicial era consolidar o banco de dados de instituições como a Caixa Econômica, a Secretaria de Trabalho e o Ministério da Economia, simplificando o preenchimento de documentos de Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais em relação aos funcionários.
Antes, era necessário emitir declarações e documentos com informações similares para diferentes órgãos públicos, como o INSS, a Receita Federal e a Secretária da Previdência Social, o que gerava um trabalho desnecessário e que prejudicava os negócios.
Assim, boa parte da burocracia foi diminuída, possibilitando aos gestores organizarem suas equipes para a realização de outras atividades importantes para o core business.
Mas o que é necessário para adequar o e-Social ao Sistema TOTVS Protheus®? Para responder essa pergunta, nós, da Oficina5, preparamos um conteúdo exclusivo.
Sistema TOTVS Protheus®: saiba como adequar ao e-Social
Ter sucesso na gestão de documentos nem sempre é fácil. Segundo dados obtidos pelo Diário do Comércio com a Secretaria do Trabalho, inclusive, 22% das empresas encontram problemas em relação ao cadastro dos empregados.
Sistema ERP líder do mercado, o Sistema TOTVS Protheus® aumenta a efetividade do setor administrativo, uma vez que centraliza as principais informações de operação e otimiza o gerenciamento interno.
Para isso, esse software realiza uma integração entre os setores e viabiliza o funcionamento do negócio de maneira mais fluida.
Com a chegada do e-Social, algumas medidas devem ser tomadas para promover um melhor uso da ferramenta. Conheça as principais:
Atualize os dados dos colaboradores
Manter a base de dados desatualizada é um erro comum que os gestores devem estar atentos para evitar.
Muitas vezes, a entrada e saída de novos funcionários é recorrente, o que dificulta a realização de revisões constantes. Nesse sentido, pode ser definida uma periodicidade para essa atividade.
Revise os dados
É comum, também, que algumas informações já presentes sejam modificadas e precisem ser alteradas, o que acontece, por exemplo, quanto os profissionais concluem uma graduação, se casam, mudam de residência ou trocam os números de contato.
Um setor de RH que tenha acesso ao Sistema TOTVS Protheus® pode identificar essa questão rapidamente e já modificar o que for necessário.
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Considere os pontos de atenção
Devem ser considerados, também, alguns pontos de atenção que, por vezes, são esquecidos, o que pode gerar prejuízos graves.
A conformidade com a legislação nacional focada na questão trabalhista e na previdência é indispensável nesse sentido, bem como a emissão de laudos que atestem a saúde e segurança do trabalho.
Faça a adequação do sistema eletrônico
Os negócios que não contam com sistemas ERP precisam avaliar uma demanda fundamental: a adaptação dos dados eletrônicos gerados internamente ao eSocial.
Isso porque nem sempre essa incorporação acontece de maneira eficaz, o que gera a necessidade de ajuste. Com o Sistema TOTVS Protheus, porém, esse processo pode ser automatizado.
Entenda como a Oficina5 pode te ajudar!
As empresas que buscam elevar o sucesso no mercado podem contar com a Oficina5 como parceira. Isso porque, com mais de 10 anos de experiência, sabemos como ajudar as instituições a tornarem seus processos mais eficientes.
Para isso, oferecemos as soluções Consultoria TOTVs independente para o sistema ERP Protheus® e RM® e o CONNECTerp.
Com a Consultoria TOTVs, realizamos ações como a avaliação, implementação, revitalização, customização e atualização do seu sistema ERP Protheus® e RM®, de modo com que os negócios possam extrair o máximo dessas plataformas.
O CONNECTerp, por sua vez, é uma inovação 100% integrada aos sistemas e que permite a personalização de acordo com as necessidades de cada negócio, promovendo maior produtividade e a redução de custos.
Quer saber mais? Entre em contato com os nossos representantes e conte com todo suporte da Oficina5!
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