
O planejamento orçamentário é uma iniciativa que tem como objetivo tornar as contas da empresa mais claras, transparentes e efetivas.
Para isso, esse processo cria um plano a respeito das saídas e entradas de recursos, antecipando todo o cenário financeiro da corporação. Desse modo, é possível levantar dados atualizados e concretos para tomadas de decisões mais acertadas.
Com isso, o planejamento orçamentário gera alguns benefícios para as empresas, como:
- Permite controlar gastos;
- Viabiliza a identificação rápida de gargalos;
- Torna a operação mais inteligente;
- Promove uma gestão baseada em dados;
- Permite previsibilidade.
Nesse cenário, confira algumas iniciativas para tornar o plano orçamentário uma realidade no seu negócio.
Leia mais: 7 dicas para uma boa gestão de relacionamento com fornecedores
Passo a passo de como implementar o planejamento orçamentário
Para implementar essa iniciativa, algumas ações são fundamentais, como:
Planejamento
O primeiro passo para o planejamento orçamentário, sem dúvidas, é o próprio plano em si. Para tal, é preciso realizar um levantamento de todos os gastos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis.
Algumas das despesas que devem ser consideradas são: investimento nos colaboradores e infraestrutura operacional (espaço, equipamentos, manutenção, softwares e outros), gastos nas etapas de negociações e aquisições de clientes e relacionamento com fornecedores.
Além disso, é fundamental entender o fluxo atual de caixa e as periodicidades dos gastos levantados. Por exemplo, os colaboradores precisam ser pagos todos os meses, certo? Enquanto isso, há plataformas que são pagas uma vez por ano ou a cada semestre.
Todos estes dados auxiliarão a montar um planejamento orçamentário que esteja totalmente alinhado à realidade do seu negócio.
Veja também: Plano de transformação digital no agronegócio: principais tendências para os próximos anos
Definição de metas
Em seguida, é necessário estipular metas orçamentárias para a sua empresa que estejam de acordo com o atual estado do seu negócio.
Nesse sentido, é fundamental definir onde se quer chegar, seja em relação a corte de custos, melhorias nas análises dos indicadores, novos investimentos ou outras realidades que auxiliem tornar o plano mais palpável no dia a dia da operação.
Simulação de cenários
O planejamento orçamentário não é o controle financeiro em si, apesar de ajudar a manter uma administração positiva dos gastos.
Pelo contrário, trata-se de uma previsibilidade de toda a operação, no entanto, mesmo com um plano perfeitamente executado, podem ocorrer imprevistos.
Por isso, é fundamental simular cenários e planejar iniciativas para mitigar os impactos ou potencializar os resultados. Por sua vez, esse processo deve ser realizado com base em três perspectivas: otimista, pessimista e realista.
Acompanhamento e revisão
É impossível tornar o planejamento orçamentário parte da gestão da sua empresa sem acompanhar os resultados.
Desse modo, defina os indicadores mais estratégicos para a sua corporação e monitore os números, analisando todo o cenário do seu negócio, possibilidades de melhorias e oportunidades de mudança.
Além disso, é fundamental revisar o plano de tempos em tempos, com o objetivo de atualizar iniciativas de acordo com ações que façam sentido para o atual momento da sua empresa.
Você pode se interessar: Sistema integrado de gestão: como obter melhores resultados com a ferramenta?
Saiba como a Oficina5 pode te ajudar!
A Oficina5 é uma grande aliada do seu negócio para a elaboração e execução do planejamento orçamentário.
Com mais de 10 anos de experiência com software de gestão empresarial, a Oficina5 te ajuda a implementar todos esses processos de maneira inteligente por meio da tecnologia, tornando toda a operação mais dinâmica, confiável e eficiente.
Para tal, a Oficina5 oferece aos seus clientes a solução Consultoria TOTVs independente para o sistema ERP Protheus® e RM®.
Contando com profissionais preparados, a Oficina5 mapeia os seus processos operacionais, identifica gargalos e planeja medidas eficientes para otimizar seus fluxos internos, alcançando melhor desempenho do seu sistema ERP.
Além disso, com a Consultoria TOTVS, a Oficina5 atua diretamente na implementação, revitalização, personalização, sustentação e constantes atualizações da plataforma, promovendo melhores resultados.
Com inovação e segurança, a Oficina5 ajuda a sua empresa a aprimorar o relacionamento com parceiros de negócios e viabiliza um controle total da operação, facilitando o gerenciamento de dados financeiros e as tomadas de decisão.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conheça a Consultoria TOTVs independente para o sistema ERP Protheus® e RM®.
[…] O que é e como implementar o planejamento orçamentário? […]
[…] O que é e como implementar o planejamento orçamentário? […]
[…] O que é e como implementar o planejamento orçamentário? […]
[…] O que é e como implementar o planejamento orçamentário? […]