
Manter uma gestão baseada em dados no segmento produtivo e garantir tomadas de decisões efetivas depende diretamente do acompanhamento de indicadores de produtividade na indústria.
Muito temos falado a respeito da importância da indústria. Na prática, esse setor é responsável por desenvolver todos os insumos essenciais para o funcionamento da sociedade atual, desde os alimentos que chegam ao supermercado, até equipamentos eletrônicos e medicamentos complexos, por exemplo.
Nesse sentido, apesar da crise causada pela pandemia ter impactado consideravelmente todos os mercados, o segmento industrial tem se recuperado com rapidez, isso porque os gestores entendem a importância dessa área para a economia do Brasil.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do CNI, 9 em cada 10 respondentes concordam que possuir uma indústria forte deve ser prioridade para o país. Além disso, 97% disseram que a recuperação do Brasil depende do crescimento ágil do setor industrial.
Diante disso, os indicadores de produtividade na indústria cumprem um papel bastante importante para assegurar tomadas de decisões efetivas e uma gestão mais inteligente de todo o negócio. Veja mais a seguir!
Você pode se interessar: 7 dicas para uma boa gestão de relacionamento com fornecedores
Importância dos indicadores de produtividade na indústria
Dentre os principais aspectos que justificam o acompanhamento dos indicadores de produtividade na indústria, podemos destacar:
- Garantem melhor desempenho da equipe;
- Minimizam riscos de perdas;
- Encontram gargalos com facilidade;
- Reduzem custos;
- Permitem uma visão holística da operação;
- Facilitam a implementação de planos de expansão dos negócios.
5 indicadores que você deve acompanhar
Na prática, é preciso salientar que os indicadores de produtividade na indústria, também chamados de KPIs ou Key Performance Indicators, em inglês, são métricas que visam quantificar e qualificar o desempenho da empresa.
Ou seja, é possível acompanhar todos os números envolvidos nos fluxos de trabalho e, com isso, entender qual é a situação atual do seu negócio, identificar pontos de melhorias e monitorar o cumprimento das metas operacionais.
Por sua vez, dentre os principais indicadores que devem ser analisados constantemente pela sua empresa, podemos citar:
1. OTIF (On Time In Full)
O OTIF está ligado com a parte de logística e distribuição dos produtos ao cliente. Na prática, trata-se de uma métrica que mede a satisfação deste consumidor em relação ao período e qualidade das entregas.
Nesse sentido, o “on time” consiste no prazo da entrega, ou seja, se os produtos foram recebidos na data correta ao acordado com o cliente no momento da compra.
Já o “in full” está relacionado ao pacote em si, analisando se o consumidor recebeu todos os itens adquiridos corretamente, assim como quantidade e modelos.
Essa informação não ajuda apenas a controlar melhor todo o processo logístico, mas também a mensurar o quanto a sua empresa tem agradado os consumidores, mantendo um bom relacionamento com o público e o mercado.
2. Overall Labor Effectiveness (OLE)
A Eficácia Geral do Trabalho é uma métrica que acompanha os fatores de produtividade baseada em três critérios, são eles:
- Disponibilidade: tempo gasto pelos colaboradores;
- Desempenho: quantidade de itens entregues;
- Qualidade: quantidade de produção apta para a venda.
Com isso, é possível identificar possível absenteísmo por parte dos profissionais, eficiência de toda a operação e o quanto os itens produzidos são realmente efetivos, o que evita prejuízos, inatividades e atrasos.
3. Overall Equipment Effectiveness (OEE)
Existem algumas métricas específicas que ajudam a entender o resultado do OEE, vamos apresentá-las mais para frente. No entanto, o OEE consiste na Eficiência Global dos Equipamentos, ou seja, mede toda a capacidade produtiva da indústria.
Para isso, eles são baseados também em três pilares, como: disponibilidade, produtividade e qualidade, em que é possível entender se os maquinários estão atendendo as demandas atuais com a efetividade necessária.
4. Mean Time To Repair (MTTR)
Traduzido como Tempo Médio Para Reparo, este indicador está relacionado com os processos de manutenção.
De modo geral, ajuda a medir o período necessário para conserto de um determinado maquinário depois da falha. Além disso, é possível compreender também o tempo de inatividade, especialmente se o equipamento não for reposto em seguida.
5. Mean Time Between Failures (MTBF)
Por fim, o MTBF é a sigla para Tempo Médio Entre Falhas, em português. Na prática, esse indicador funciona entre as manutenções corretivas, ou seja, intervenções realizadas quando os equipamentos apresentam problemas.
Essa métrica ajuda a entender qual é o momento certo de substituir um maquinário que, por exemplo, tem uma quebra excessiva e alta indisponibilidade, gerando prejuízos ao invés de ganhos para a empresa.
Leia também: Sistema integrado de gestão: como obter melhores resultados com a ferramenta?
Conheça a Oficina5!
Acompanhar os indicadores de produtividade na indústria pode ser um desafio para os gestores, pois por meio de processos manuais torna-se impossível monitorar todos os fluxos da operação.
Por essa razão, diversos líderes estão optando por automatizar suas empresas do segmento. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Bain & Company nos revela que 34% dos respondentes desejam ampliar os investimentos em automação em 2021.
A Oficina5 pode ajudar na transformação digital da sua indústria por meio da solução CONNECTerp, uma plataforma 100% integrada ao seu sistema ERP que viabiliza o máximo de personalização e adequação que o seu negócio precisa.
Com alta tecnologia e disponibilidade, a plataforma conecta diferentes áreas da sua indústria, facilitando o acompanhamento de todas as equipes e a mensuração de dados.
A Oficina5 tem mais de 10 anos de experiência com softwares de gestão e pode auxiliar a sua empresa a conquistar um gerenciamento mais inteligente, diferencial competitivo e crescimento sustentável.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a Oficina5 pode te ajudar!
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!
[…] Além disso, existem também algumas outras práticas para gestores que querem entender mais sobre como aumentar a produtividade na indústria. Confira a […]
[…] Indicadores de produtividade na indústria: quais são e por que acompanhá-los é importante? […]