
Vamos falar sobre eficiência operacional? Sabemos que dá para aumentar, e muito, o desempenho das ações de uma equipe e a qualidade nas entregas por meio de práticas e estratégias específicas.
Mas qual é o segredo dos gestores que atingem esse patamar? Como monitorar cada etapa de uma operação para garantir que os objetivos e resultados sejam alcançados? Como melhorar consideravelmente a eficiência operacional do seu negócio? Falaremos a seguir.
O que é eficiência operacional?
Eficiência operacional é a ação que representa melhorias e eficiência na utilização de tempo e recursos em uma operação. Com essa estratégia, é possível contemplar automação nos processos, redução de custos, diminuição de falhas e melhores entregas.
Porém, para realizar o gerenciamento da eficiência operacional, muitos gestores ainda apresentam dificuldades e algumas dúvidas relacionadas à qualidade e performance do time. Pensando nisso trouxemos algumas dicas que podem ajudar.
Leia mais:
- Sistema integrado de gestão: como obter melhores resultados com a ferramenta?
- Pós-pandemia: como o sistema ERP acelera a transformação digital nas empresas?
Como aumentar a eficiência operacional na sua empresa?
Para que aconteça um aumento na eficiência operacional de uma empresa, é necessário que toda a organização esteja envolvida nos processos de melhoria.
Isso significa que todos os profissionais precisam ter uma visão geral das operações, equipamentos e recursos financeiros da empresa, assim como suas responsabilidades e tempo gasto em cada tarefa.
Ainda assim, manter a “engrenagem” funcionando exige a condução adequada. Trouxemos algumas informações que podem ajudar:
1. Padronização de processos
Já falamos algumas vezes aqui no blog da Oficina5, sobre a importância de implantar a padronização de processos nas empresas, uma vez que com ela é possível reduzir custos, ganhar tempo e minimizar erros.
A produtividade do time também aumenta, já que com a automação de tarefas repetidas, as equipes poderão se dedicar a tarefas mais estratégicas e focar no core business da empresa. Dessa forma, a eficiência operacional é otimizada.
2. Identificação de gargalos
Com a padronização dos processos, é possível ter uma visão mais ampla do negócio e identificar onde estão os gargalos e pontos a melhorar.
Ainda assim, detectar essas falhas pode não ser o suficiente para aumentar a eficiência operacional de uma empresa. Para combatê-las com eficácia e seguir melhorando os processos internos, é necessário que os gestores desenvolvam um plano de ação.
3. Alinhamento entre áreas da empresa
Independentemente de sua empresa ser grande, média ou pequena, você deve saber o quanto é desafiador manter todos na mesma página, em relação aos processos da organização. Porém, essa é uma etapa fundamental para a eficiência operacional.
É necessário trabalhar para que todos os profissionais do time estejam alinhados e saibam a importância dessas atualizações. Com tarefas e papéis bem definidos, a eficiência operacional da empresa ganha aprimoramento e qualidade.
Leia mais:
- Gestão inteligente: por que investir na otimização do seu sistema ERP?
- eSocial: veja o que é e como adequar o seu Sistema TOTVS Protheus®
4. Fazer um uso eficiente do ERP Protheus®
Bons gestores entendem a importância de ter um ERP implementado no seu negócio. Esse sistema centraliza informações, otimiza tarefas, melhora a sua visão de negócio e organiza a sua gestão.
Vale lembrar que essa tecnologia nem sempre tem uma simples implementação: muitas vezes os gestores podem encontrar problemas ao lidar com a plataforma. Por isso, é possível contar com a ajuda da Oficina5!
Melhore a sua eficiência operacional com a Oficina5!
Você tem dúvidas sobre como aumentar a eficiência operacional da sua empresa, de forma eficiente? Conheça a Oficina5!
Oferecemos a Consultoria TOTVS® independente* para o sistema ERP Protheus® e RM®, que promove uma maior facilidade e usabilidade no uso das plataformas. Potencializamos o uso dessas ferramentas na sua empresa, garantindo sucesso em todas as etapas de implementação e gestão de compras e estoques.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente!
*Consultoria independente da TOTVS®. Protheus®, RM®, Fluig e TOTVS são marcas registradas pertencentes à TOTVS S/A.