
Já falamos algumas vezes aqui no blog da Oficina5, sobre o quanto a pandemia, causada pela Covid-19, trouxe prejuízos para as empresas. Um desses danos foi a falta de oportunidades e falhas na eficiência operacional em pequenas e médias empresas e, consequentemente, até a sua falência.
Dessa forma, é extremamente necessário que empresas que queiram sobreviver ao mercado nos próximos anos, no pós-pandemia, entendam algumas estratégias específicas para aumentar a eficiência interna e disparar na frente da concorrência. Vamos falar mais sobre esse assunto?
Eficiência operacional: 3 passos para reinventar o seu negócio
Muitas empresas (provavelmente a sua também) precisaram se reinventar nos meses de pandemia para se manterem competitivas no mercado. Essa ação exigiu planejamento, estratégia, estrutura, preparação para quaisquer imprevistos e extrema atenção em oportunidades que poderiam passar despercebidas.
Dessa forma, é possível que empresas comecem a se restabelecer e desenvolver competências importantes, apostando mais em inovação. Tecnologias como automação de processos, dados em nuvem, inteligência artificial e outros recursos tecnológicos estão trazendo mais visão e resultados robustos para as PMEs.
A seguir, vamos dar algumas dicas para empresas se saírem bem e sobreviverem a qualquer crise com eficiência operacional.
Veja também: Pós-pandemia: como o sistema ERP acelera a transformação digital nas empresas?
1. Foco no que virá pela frente
Como ficam os negócios durante e depois de uma grande crise, como a causada pela Covid-19? Muitos hábitos e costumes corporativos ficaram definitivamente para trás, e agora gestores precisam ter uma visão ampla sobre mudanças no comportamento do consumidor e no mercado, e em como serão os processos daqui em diante.
O home office, por exemplo, é um modelo que veio para ficar, assim como a digitalização de processos nas empresas, impulsionadas por economia de recursos e sustentabilidade. Negócios estão se transformando de diversas formas ao redor do mundo, e as empresas que não “entrarem na onda” poderão ficar para trás.
2. Segurança e inclusão
Em um momento de crise, os profissionais de um time podem se sentir inseguros, pouco produtivos e abalados pelas incertezas no mercado. Nesse sentido, é essencial que gestores saibam lidar com questões relacionadas à saúde mental dos colaboradores, de maneira empática e responsável.
Além disso, o ambiente de trabalho precisa se manter seguro, inclusivo e em condições apropriadas para que todos os profissionais se sintam protegidos de possíveis riscos relacionados à saúde. A comunicação dos gestores com o time deve ser extremamente objetiva e transparente.
3. Automação e integração de processos
Nós, da Oficina5, somos entusiastas da automação de processos. Acreditamos que, para que empresas possam se reinventar em um período de crise, um dos primeiros passos é implementar ferramentas que possibilitem essa automação de tarefas e ajudem as empresas a economizarem tempo e recursos.
Adotar ferramentas tecnológicas, que tragam mais inovação nos processos internos, digitalização, estratégia de negócios e aumento da produtividade nas pequenas e médias empresas – é para ontem!
Veja mais:
- O que é e como implementar o planejamento orçamentário?
- 5 táticas para redução de custos operacionais em empresas
Você já conhece a Oficina5?
Conheça a Oficina5 e a Plataforma CONNECTerp, que traz inovação e automação para potencializar o sistema ERP da sua empresa e trazer ainda mais eficiência operacional!
Ela atua 100% integrada ao sistema ERP e permite que você compartilhe sua operação com seus clientes, fornecedores, vendedores, transportadores e colaboradores, melhorando assim a sua gestão empresarial.
A Oficina5 tem mais de 15 anos de experiência em tecnologia e inovação de processos! Oferecemos uma solução completa e flexível, que se adequa às empresas para proporcionar uma melhor gestão e organização.
E o melhor: tudo online, de forma simples e personalizada. Acesse nosso site ainda hoje e saiba sobre nossas soluções!
[…] da empresa e qualquer movimentação interna precisa ser minuciosamente calculada. Fazer um monitoramento eficiente no estoque do seu negócio pode ser um fator decisivo para o sucesso da […]