
A gestão de relacionamento com fornecedores é importante para estabelecer boas parcerias e garantir os melhores serviços e produtos de cada parceiro.
Por isso, é necessário contar com empresas que estejam alinhadas aos propósitos do seu negócio e que entreguem qualidade na prestação do serviço, disponibilidade de produto, agilidade na entrega e, principalmente em tempos desafiadores, flexibilidade para negociar prazos, valores e quantidade dos pedidos.
Por isso, preparamos esse conteúdo com 7 dicas para realizar uma boa gestão de relacionamento com fornecedores. Acompanhe!
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Conheça as melhores práticas sobre gestão de relacionamento com fornecedores
1. Pesquise e avalie antes de fechar com um parceiro
O primeiro passo para uma boa gestão de relacionamento com fornecedores, obviamente, é a pesquisa e avaliação inicial de empresas no mercado.
Nesta etapa inicial, é importante pesquisar por qualidade, prazo e preço, além de buscar empresas que tenham boa reputação e ainda sejam capazes de atender a todas as necessidades do seu negócio.
2. Realize a gestão de cotações
Em seguida, é necessário avaliar os orçamentos obtidos com maior profundidade para, além de garantir qualidade, prazo de entregas e outros requisitos relevantes, obter o melhor custo-benefício para sua empresa.
3. Alinhe os objetivos com os parceiros
O próximo passo é alinhar os objetivos da sua organização com os fornecedores, com o intuito de fortalecer o compromisso, confiança e cumprimento de contrato.
Assim, a chance de obter vantagem competitiva é maior e ainda de fortalece o relacionamento entre as empresas.
4. Mantenha contato próximo dos fornecedores
No entanto, também é preciso estreitar o relacionamento e manter contato periódicos com os parceiros, mesmo quando não estiver comprando do fornecedor.
O relacionamento próximo permite identificar oportunidades diferenciadas, como um desconto especial, para ter um estoque enxuto com o menor preço possível.
5. Utilize a tecnologia
Utilizar um sistema ERP personalizado de acordo com as características do seu negócio para realizar a manutenção da gestão de relacionamento com fornecedores também é importante, já que uma plataforma completa facilita a comunicação de maneira até automatizada e que auxilia a identificar gargalos e possíveis falhas rapidamente.
6. Otimize os processos
O time de negociação deve estabelecer, caso existam, pontos de desenvolvimento para sempre melhorar e estreitar a parceria e obter sucesso na gestão de relacionamento com fornecedores.
Nesta etapa, um cronograma de acompanhamento permite observar e medir os resultados.
7. Alinhe periodicamente os objetivos com os parceiros
Por fim, é necessário reunir-se com os parceiros a fim de alinhar os objetivos da sua empresa com seus fornecedores.
Esse alinhamento permite melhorar toda a cadeia de valor e promover uma relação de “ganha-ganha” com os parceiros
Leia também: Como melhorar processos usando corretamente seu ERP Protheus®
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Como visto, um sistema ERP personalizado às necessidades do seu negócio é fundamental para o sucesso da gestão de relacionamento com fornecedores.
Nesse sentido, a Oficina5, consultoria TOTVS* independente e especialista no ERP Protheus® e RM®, entrega as melhores soluções de customização de sistemas ERP a partir de dois recursos personalizados, o CONNECTerp e a Consultoria Protheus®.
O CONNECTerp é uma ferramenta 100% integrada ao seu ERP, que disponibiliza algumas funcionalidades para promover a economia de recursos, eficiência operacional, integração entre equipes, clientes e fornecedores.
Já na Consultoria Protheus®, auxiliamos as empresas por meio das seguintes etapas:
Implantação: mapeamos seus processos e operações e definimos juntos o melhor escopo de acordo com as necessidades da sua empresa.
Revitalização: identificamos e corrigimos operações obsoletas que prejudicam a produtividade das suas atividades.
Customização: desenvolvemos soluções personalizadas seguindo o padrão do ERP e as boas práticas de desenvolvimento.
Atualizações: mantemos o ERP Protheus® sempre atualizado, seja com melhorias ou correções.
Sustentação: atendimento presencial e remoto para tirar dúvidas pontuais e realizar qualquer suporte técnico necessário.
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